INFORMAÇÕES GERAIS

 

A secção de Simulador de Voo destina-se a permitir aos pilotos conhecer, ou aperfeiçoar os seus conhecimentos, nas características, técnicas e procedimentos, normais ou de emergência, das aeronaves, aeroportos ou espaços aéreos utilizados nos seus voos regulares.

A sessões de voo podem gravadas recorrendo a um módulo adicional do Flight Simulator designado por Flight Recorder, disponível para download na página principal da secção de Simulador de Voo.

Os dados das sessões, gravados em ficheiro pelo Flight Recorder, poderão ser posteriormente analisados recorrendo a duas outras aplicações, o Visor2000 e o NAV23, com vista a detectar eventuais não conformidades com os critérios estabelecidos para a sessão ou outro tipo de situações que permitam ao piloto melhorar o seu desempenho na utilização no avião em causa.

Os Airbus A310 e A340 actualmente disponíveis para o Flight Simulator possuem ainda painéis muito simples que não simulam a maior parte dos sistemas existentes num avião real, ao contrário do que acontece já com outros aviões como o Airbus A320 e os Boeing 767, 747 e 737 (B767 Pilot In Comand, B747-400 Professional, Dreamfleet B737-400), o que limita bastante as possibilidades desta secção.

Prevê-se no entanto o aparecimento para breve de modelos de A310 e A340 mais realistas, que permitem simular um conjunto de sistemas mais vasto, que permitirão desenvolver bastante mais esta secção. Até lá, teremos que nos restringir às possibilidades actualmente existentes, com o maior nível de realismo que for possível obter.

As sessões estão neste momento divididas em 3 tipos principais, dos quais estão para já disponível apenas 2. O restante será disponibilizado logo que possível.

 

Configuração do Flight Recorder:

Para gravação das sessões de simulação de voo, o Flight Recorder deverá estar configurado da seguinte maneira:

Set: V.1 Compatible - (Bin)

Recording Interval: 1 Sec.

Append to existing data file: NOT SELECTED

Output File Name: (nome do ficheiro, com extensão *.dat)

 

 


Webmaster: Carlos Neto

Web designer: Carlos Neto